Covid-19

Conheça as nossas Medidas de Contingência

A DomusVi criou um Plano de Contingência com procedimentos rigorosos e específicos para prevenir, combater e controlar a infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19). 

A preparação, organização e vigilância constante dos pressupostos estabelecidos no Plano de Contingência fazem parte, desde cedo, do quotidiano de todas as equipas multidisciplinares das diferentes unidades. Além disso, a formação contínua e especializada é, para nós, fundamental, para apresentar e implementar princípios, medidas e acções de protecção e mitigação dos riscos, desenvolvidos pela Direcção de Cuidados DomusVi em parceria com as entidades reguladoras competentes.

O nosso principal objectivo é continuar a garantir a segurança e protecção de todos os nossos clientes e cuidadores. E, na DomusVi possuímos todos os meios e condições necessários para continuar a cultivar a tranquilidade de todos. Os nossos clientes são a nossa principal prioridade, e, por isso, continuamos a fazer um acompanhamento de especialidade e proximidade, no sentido de assegurar o seu bem-estar físico e emocional.

 

O Plano de Contingência garante uma resposta operacional que minimize as condições de propagação do vírus, sendo os principais aspectos considerados: entradas e saídas da Unidade, procedimentos e rotinas de desinfecção pessoais e materiais, e,  regras de utilização de equipamento de protecção individual.

 

Entrada na Unidade de Cuidadores, Visitantes ou Familiares (controlo de infecção nível 1):

  • Monitorização de sintomas: temperatura corporal, tosse, dificuldade respiratória, odinfagia, rinorreia, ageusia, anosmia, dores musculares, fraqueza generalizada, cefaleias.
  • Após a monitorização de sintomas é necessário que a pessoa coloque o equipamento de protecção individual, para poder circular na unidade: máscara cirúrgica, protecção de sapatos descartável, desinfecção das mãos e resposta a questionário (estas medidas estão dependentes do Nível de Risco instaurado na Unidade).

Entrada de Clientes na Unidade, por Ingresso ou após regressarem de Unidades Hospitalares, motivadas por Consultas, Tratamentos ou Urgências (controlo de infecção nível 2):

  • Recepção do Cliente por parte do Gestor de Cuidados e encaminhamento para a sala adequada a situações de isolamento ou de resguardo.
  • Monitorização de sintomas: temperatura corporal, tosse, dificuldade respiratória, odinfagia, rinorreia, ageusia, anosmia, dores musculares, fraqueza generalizada, cefaleias (à chegada e nas 12 horas seguintes).
  • Avaliação médica pelo profissional da Unidade, nas primeiras 24 horas.
  • Aplicação de medidas de isolamento, por indicação médica.

Regras de circulação nas áreas comuns da Unidade:

  • Lavagem frequente das mãos, preferencialmente com água e sabão. A solução antisséptica deve ser utilizada sempre que a opção preferencial não for exequível.
  • Utilização dos EPI necessários, tanto por parte dos Cuidadores como dos Clientes. Cuidadores – bata, luvas, máscara e protecção ocular/viseira. Clientes – máscara (estas medidas estão dependentes do Nível de Risco instaurado na Unidade).
  • Deve ser mantido o distanciamento de segurança de 2 metros, preferencialmente.
  • Não devem ser utilizados cumprimentos com beijos, abraços, apertos de mão ou outro contacto pessoal.
  • Os objectos pessoais como telemóvel, auriculares ou teclado não devem ser partilhados, e, existindo essa necessidade, devem ser completamente desinfectados antes e depois de cada utilização.
  • Outros artigos como pacotes de comida ou garrafas, talheres, pratos, copos, chávenas entre outros, não devem ser partilhados.
  • Em caso de tosse ou espirro, deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel, que depois deverá ser colocado no lixo. De seguida devem ser lavadas as mãos ou higienizadas com a solução antisséptica.

Estes são os principais procedimentos que as diferentes unidades do grupo DomusVi implementaram para prevenir e combater o novo Coronavírus (COVID-19).
Para a DomusVi é essencial que as Pessoas que cuidam e vivem na Unidade estejam protegidas.
Nesta fase, continua a ser muito importante cumprir as regras e os procedimentos estabelecidos, para prolongar o sucesso no combate ao Coronavírus (COVID-19).

No grupo DomusVi estamos conscientes da relevância destes cuidados e por isso temos feito de tudo para continuarmos bem na nossa casa!